domingo, 29 de julho de 2012

Desfralde: "level 1" atingido!

Sentirei falta de muitas fases da infância de minha filha, menos de uma: a do desfralde. Ô coisinha dos infernos é ensinar uma criança a usar o vasinho! Tentei, inicialmente, quando ela completou dois anos. Achei que seria fácil para uma mãe toda trabalhada na literatura "encantadora de bebês" como eu... Claro que cuspi para cima e levei na testa, né?! A moçoila sentava no vasinho, escutava todas as estorinhas que eu tinha para contar e, depois, como uma lady, levantava e descarregava o conteúdo de sua ingênua barriguinha no chão, bem na minha frente, com uma risadinha sádica. Ai, Deus, ninguém merece! Como sou brasileira e não desisto nunca... Mentira. Desisti. Se ela não estava pronta para largar as fraldas, eu menos ainda estava preparada para limpar xixi e companhia pela casa inteira. Desisti com força mesmo!

Passados alguns meses, resolvi recomeçar. Férias de meio do ano, inverno com cara de verão (graças ao Pai, o friozinho deste ano em terras cariocas passou rápido), hora de retomar a saga do vasinho.Várias tentativas em vão... Maria Luiza simplesmente travava no dito cujo. Não saía nadica de nada. Só depois, no chão (claro!). Mas, já não tinha a risadinha sádica. Só uma carinha triste e um "desculpa, mamãe" (uma punhalada no coração seria melhor. Me sentia a bruxa das bruxas!). Mais uma semana passou e, finalmente, ela descobriu um lugar que a deixava mais segura : o redutor de vaso! Sim, o redutor de vaso! O piniquinho assusta (eu acho), mas o redutor é "coisa nossa", "gente como a gente", "amigo da garotada"! E, lógico, é das Princesas da Disney (um redutor "real", digamos assim). Ela amou, se encontrou e... está usando, meu povo!!! Viva, viva, viva! O "número 1" já parece controlado. Falta passar para o "level 2" da desfraldância, se é que vocês me entendem. Mas, eu vejo uma esperança, uma luzinha no fim do túnel. E estou feliz! Feliz porque vejo que minha filhinha já não sofre com essa mudança e que também não adianta a gente comparar o filho de "cicraninho"ou "fulaninho"com o nosso. Se uma criança larga as fraldas com um ano e pouco, parabéns. Não foi o caso da minha. Largou (está largando) com "dois anos e pouco" e está muito bem, obrigada. Dicas para as mamães (e avós) de crianças precoces: coisa mais chata do mundo é ouvir que é um "absurdo" o(a) filho(a) dos outros ainda estar usando fraldas só porque o gênio que você tem em casa já tem Q.I suficiente para entrar na faculdade. Menos, tá?! Cada pimpolho tem seu ritmo e, lá na frente, pode ser que o seu pequeno Einstein seja superado pelo "Zé Fraldinha"de hoje. E tenho dito! 


Um comentário:

  1. Oi Sheila, que bom voltar aqui de novo e ouvir tanta coisa linda, vc escreve que é uma beleza, faz revivermos todo o nosso passado justamente com relação a família, agora vamos conhecer Manaus por seu intermédio estou ansiosa, o meu marido também era militar, conhecemos o sul e sudeste, depois Brasília onde serviu na guarda presidencial ele sentia muito orgulho, saindo foi para a reserva e escolhi vir morar no recife eu sou de natal 'RN' mais adoro isto aquí, só saio para viajar de vez e quando. Chega de falar de mim, adorei as crianças o Henriquinho que ja está um rapazinho como falamos no nordeste e Maria Luíza uma mocinha. Um abraço carinhoso em vc e nas crianças

    ResponderExcluir