segunda-feira, 25 de março de 2013

18 Semanas

Seu bebê
Ele cresceu pra valer. Está pesando cerca de 150 g e mede 14 cm - é quase o dobro do tamanho registrado 15 dias atrás. O coração continua batendo em ritmo acelerado, cerca de duas vezes mais rápido do que o da mamãe. Quanto ao sexo do bebê, se você ainda tem dúvidas, o mistério acabará em breve. A partir desta semana, será bem mais fácil visualizar os órgãos genitais no ultrassom. Se for uma menina, saiba que o útero e as trompas dela já estão formados. Se for menino, seus genitais podem ser vistos com mais nitidez. Mas talvez o bebê não colabore muito na hora do exame, ficando de lado, meio tímido. Eles são assim mesmo.
Sua gravidez
Ansiosa para a próxima consulta ao obstetra? Para a maioria das gestantes, a resposta é sim. Ir ao ginecologista ou fazer um ultrassom são momentos mágicos na rotina da gestante. Afinal, é delicioso ter uma hora inteirinha para falar sobre a gestação ou ver o bebê, ainda que em branco e preto e por meio de uma imagem borrada. Mesmo assim, os médicos advertem: um ultrassom por trimestre e uma consulta por mês são mais do que suficiente. Exceção para as gestantes com diabetes ou problemas cardiovasculares, que precisam de um acompanhamento mais constante. O único momento menos excitante durante a consulta médica é quando se sobe na balança. Falando nisso, como anda o seu peso? Será que você comeu mais do que deveria ou está inchada? Nos dois casos, preocupe-se em hidratar a pele para que ela tenha elasticidade para esticar e não formar estrias. Cuide-se para ser uma bela e jovem mamãe.

Fonte: bebe.com.br

E o tempo está passando... Rápido, é verdade. A segunda gravidez é mais tranquila (mais ou menos) na cabeça de uma mãe de segunda viagem. O que não muda é a preocupação sobre se o bebê está bem, se está se desenvolvendo normalmente, etc. Mas, a neura da primeira gravidez não existe. Por exemplo, na de Maria Luiza, eu entrava em pânico quando ouvia mães mais experientes dizendo que sentiam o bebê mexer desde a 16 semana, e eu não sentia nada. Na verdade, eu sentia, só não sabia o que era. Parecia ronco de fome, borboletas no estômago, gases, etc. Mas, já era ela mexendo. Agora, posso dizer de peito aberto que já sinto o bebê mexer desde a 16 semana também (entrei para o clube das trabalhadas na maternidade, oba!). Os ronquinhos e borboletas estão aqui, na minha barriga, e não são gases e nem fome, mesmo porque eu como feito uma desesperada (isso não muda de uma gravidez para outra..rs..rs).

No mais, é tudo mais tranquilo mesmo. Acho que é porque a gente já sabe o que vai acontecer: olhos de panda, sono, noites sem dormir, chorinho de madrugada, muita fralda suja, mais sono, leite pingando do peito, visual de refugiada de guerra, sono, sono, sono... e aquele amor incondicional, absurdo, único, absoluto que cresce mais e mais a cada dia e que nos faz entender que toda essa bagunça, no fim das contas, dá certo e que tudo vale muito a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário