sábado, 4 de dezembro de 2010

Coisas do passado?

Você nasceu na era digital, filha. Tudo gira em torno de tecnologia, computadores, etc. Não que isso seja algo ruim, mas, de certa forma, afastou determinados hábitos, como escrever cartas, revelar fotografias... Duas coisas que sua mãe simplesmente ama. Confesso que escrevo menos cartas hoje do que há alguns anos, quando participava de um grupo de filatelia internacional e trocava correspondência com pessoas do mundo inteiro. Era fantástico, meu amor. Ainda tenho todos os cartões postais que esses amigos distantes me enviaram, com fotos de lugares lindos, que eu amaria conhecer. Infelizmente, tais amigos se perderam no tempo e, na época atual, acho que a correspondência não seria tão intensa. Acredito que trocaríamos e-mails, como a modernidade pede. Ainda assim, vez por outras, eu pego caneta e papel e escrevo para os seus avós. É uma maneira de estarmos juntos, já que eu sei que a carta que eu toquei, estará sendo tocada por eles também, a quilômetros de distância, levando notícias nossas e, principalmente, fotografias suas.

Fotografia... Outra coisa que ficou meio estranha com o passar dos anos. Agora, tiram-se fotos para que fiquem guardadas no computador. Revelar não é mais obrigatório como antes, eis que não sabíamos como a imagem ficaria se não fosse revelada. Mas, nesse ponto, sua mãe continuou bem antiquada. Eu gosto de ver fotografias em álbuns, meu amor. Álbuns de família, com muitas anotações sobre os detalhes de cada momento capturado. Por isso, adoro organizar nossas fotos, filha. Fico imaginando você, maiorzinha, fazendo mil perguntas sobre cada um daqueles momentos. Além do mais, tenho pavor de perder esses arquivos por conta de algum “bug” do computador. Então, revelo, organizo, envio para seus avós, coloco em porta-retratos, enfim, me cerco de lembranças queridas por todos os lados. Isso é algo que me deixa imensamente feliz.

A tecnologia é ótima, meu amor. É por meio dela que guardo todos esses textos para você ler no futuro. Porém, ainda acho que certos hábitos do passado merecem ser cultivados... Assim, a vida poderá seguir com uma certa poesia, um certo romantismo, que dificilmente será superado pelas máquinas.

Um comentário:

  1. OI QUERIDA , QUE BOM TER MAIS UMA AMIGA, ADOREI A SUA VISITA E O COMENTÁRIO, ESTOU SEMPRE ACOMPANHANDO A SUA BONITA HISTÓRIA DE AMOR, FICO EMOCIONADA AS VEZES LEMBRANDO DAS MINHAS LEMBRANÇAS TAMBEM. UM CARINHOSO ABRAÇO, CELINA

    ResponderExcluir