segunda-feira, 18 de maio de 2009

Enjôos e Desejos...

Antes de engravidar, eu achava que aquela estória de “desejo de grávida” por alguns tipos de comidas era frescura... Hoje, já não penso mais assim... Claro que ainda acho bobagem aquelas conversas sobre fulana que quis comer tijolo, ou cicrana que estava doida para lamber poeira (tenho uma colega que jura que a mãe fez isso). Na verdade, os meus desejos são bem normais.

Geralmente, quando vejo uma comida diferente na TV ou em alguma revista sinto vontade de experimentar. O “aspecto visual” tem despertado bastante meu apetite. Dia desses, num restaurante chinês, vi, no cardápio, a foto de um frango à passarinha... Na mesma hora, minha boa encheu d´água, mesmo tendo acabado de comer um prato de macarrão yakissoba. Não consigo lembrar a última vez que comi frango à passarinha... Sinceramente, não me lembro nem do gosto, mas aquela bendita foto me deixou cheia de vontade de pedir o danado do prato.

Acho que essas vontades têm muito a ver com a questão dos enjôos do início da gravidez... Da 5ª à 10ª semana, eu achei que fosse morrer. Olhar para comidas que antes eu gostava (queijo, por exemplo) era uma tortura. Sentir o cheiro, então, nem pensar... Cheguei a vomitar até água. Também mudei de perfume (troquei por um aroma cítrico) porque descobri que a mulher grávida vira uma espécie de “x-man”, com um olfato apuradíssimo, sentindo o cheiro até da fulana de perfume doce que está dobrando a esquina. Enfim, isso tudo mexeu com meu apetite, fazendo com que eu quisesse comer coisas mais amargas, como uvas azedinhas, suco de laranja... Por isso, acredito que os primeiros “desejos” comecem a surgir daí, dessa época em que nem todas as comidas são bem vindas.

Agora, que os enjôos passaram (graças a Deus), e o apetite começou a voltar (com força total, pelo visto), é normal que a vontade de experimentar coisinhas gostosas surja. Ainda olho meio torto para pizza (peguei abuso!), mas já encaro uma lasanha, cheia de queijo, com muita felicidade. Batata-frita, então, é amor absoluto, apesar de eu saber que não posso exagerar por causa do óleo e do sal. Camarão e peixe eu tenho vontade de comer todos os dias, mas nem posso por causa do mercúrio dos rios aqui, da Amazônia (porcarias de garimpos!). E feijoada de lata... Ah, é um sonho impossível, pois não faria nada bem ao bebê e este é prioridade máxima.

Enfim, meus desejos de grávida não são nada espetaculares, mas, ainda assim, me surpreendem, pois surgem do nada, mesmo que eu tenha acabado de comer um prato cheinho de macarrão yakissoba.

(O que você acha, bebê, de eu acordar seu pai, de madrugada, inventando que “estamos” loucos para comer pastel de morango com doce de leite?! Será que ele vai ficar muito zangado?..rs..rs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário